
Madonna Oriflamma carregando a Bandeira da Paz - Pacto internacional de Nicolas Roerich
Acessar site
Psicossíntese Política
Estudo e Pesquisa
É de nosso maior interesse conhecer as energias e forças que estão moldando as situações nacionais e internacionais atuais, bem como os complexos contextos com os quais o mundo se depara. Em última análise, toda a história é o registro dos efeitos dessas energias ou irradiações (raios, em outras palavras), à medida que influenciam a humanidade em seus diversos estágios de desenvolvimento evolutivo. Esses estágios abrangem desde a humanidade primitiva até nossa moderna civilização; tudo o que ocorreu é resultado dessas energias, que se precipitam ciclicamente através da natureza e daquela parte da natureza conhecida como raça humana.
Para compreender o que está acontecendo hoje, precisamos reconhecer que essas energias são em número de sete. Essas energias atuam incessantemente sobre a humanidade, provocando mudanças, manifestando-se através de sucessivas civilizações e culturas, e originando as muitas raças e nações.
OS SETE RAIOS
(clique aqui para ouvir a palestra sobre os raios)
Primeiro Raio
A energia da Vontade, Propósito ou Poder.
Segundo Raio
A energia do Amor-Sabedoria.
Terceiro Raio
A energia da Inteligência Ativa.
Quarto Raio
A energia da Harmonia através do Conflito, afetando grandemente a família humana.
Quinto Raio
A energia do Conhecimento Concreto ou Ciência, tão potente nesta época.
Sexto Raio
A energia da Devoção ou Idealismo, produzindo as correntes ideológicas.
Sétimo Raio
A energia da Ordem Cerimonial, produzindo novas civilização.
***
Estes estudos são apresentados para ajudar cada um a encontrar o seu próprio campo de serviço no mundo. A Hierarquia atua por meio de três aspectos maiores ou departamentos, e cada um possui sua contrapartida no mundo dos assuntos humanos. Esses três são: o Departamento de Governo; o Departamento da Religião; e o Departamento da Educação. Cada departamento engloba diversos aspectos que, por sua vez, têm também sua correspondência nos assuntos mundiais, com suas leis e princípios, energias e forças, assim como os principais pontos de energia existentes no interior de cada departamento.
O estudo é apresentado do seguinte modo:
1 – Departamento Hierárquico do Governo
A – Política: Ciência do Governo.
B – Lei: Legislação.
C – Economia: O novo sistema econômico: o Cooperatismo.
2 – Departamento Hierárquico da Religião
A – A Universalidade da vida.
B – O processo de iniciação na vida Una.
C – A ciência da invocação e evocação.
3 – Departamento Hierárquico da Educação
A – Educação: Técnicas de correto desenvolvimento.
B – Ciência: Revelando a estrutura oculta ao fato científico.
C – Filosofia: Os princípios e idéias-semente que regerão o pensamento e as atitudes mentais no novo ciclo.
D – Psicologia: A constituição setenária do homem com o subseqüente campo de relações.
E – Arte e Cultura: Treinamento para refletir a beleza e a harmonia do universo que pode oferecer a vida cotidiana.
***
Os sete grupos ou raios estão para isso organizados da seguinte maneira:
1 – No setor político – primeiro, sexto e sétimo raios.
2 – No setor religioso – segundo e quarto raios.
3 – No setor da educação – terceiro e quinto raios.
Inauguração de Novas Técnicas
Certos grupos de indivíduos representam um experimento para estabelecer pontos focais de energia dentro da família humana, através dos quais certas energias podem ser direcionadas à raça humana. Eles constituem um experimento destinado a introduzir técnicas inovadoras de trabalho e novos métodos de comunicação.
O grupo dos Organizadores Políticos dedicar-se-á aos aspectos políticos em cada nação. No âmbito do governo mundial, abordarão problemas da civilização e as relações entre as nações. Seu principal objetivo será promover a compreensão e a cooperação, tanto interna quanto internacionalmente. Esta força grupal fluirá através dos diversos grupos, à medida que estes indivíduos, coletivamente, realizem as seguintes ações:
-
Manter-se em harmonia com a fonte interna de poder, ou seja, em seu próprio interior;
-
Não perder nunca de vista o objetivo grupal;
-
Cultivar a dupla capacidade de aplicar as leis da alma à vida individual e as leis do grupo à vida grupal;
-
Utilizar todas as forças que fluem ao grupo para prestar serviço ao próximo.
Psicologia das Nações
É útil lembrar que algumas nações são femininas (polo receptivo = negativo) e outras são masculinas (polo ativo = positivo). A Índia, a França, os Estados Unidos, a Rússia e o Brasil são todas femininas e constituem o aspecto materno nutriente. São femininas em suas psicologias — intuitivas, místicas, atraentes, belas, amigas do aparato e da cor, e também com os defeitos do aspecto feminino, tais como a superestimação dos aspectos materiais da vida, a pompa, o domínio e o dinheiro, ou seu equivalente, como símbolo do lado forma da existência. Dão à luz e nutrem civilizações e ideias.
A China, a Alemanha, a Grã-Bretanha e a Itália são masculinas; são mentais, políticas, governantes, padronizadoras, grupo-conscientes, ocultistas por inclinação, agressivas, cheias de fausto, interessadas na lei e na ênfase sobre a raça e o império. Mas são mais inclusivas e pensam em termos mais amplos do que os aspectos femininos da manifestação.
Notarão que, das principais nações, apenas o Brasil, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos estão realmente sob a influência do segundo Raio de Amor-Sabedoria. Emerge assim um fato interessante: a Grã-Bretanha é a guardiã do aspecto sabedoria desta energia do segundo raio para a raça atual; os Estados Unidos cumprirão essa mesma função para o mundo do futuro imediato, enquanto que o Brasil – passando pelas provas do amadurecimento – suplantará ambos. Estas três raças personificam o aspecto atrativo coesivo do segundo raio e demonstrá-lo-ão através do governo sábio e justo, baseado no amor e no idealismo verdadeiros.
As Três Grandes Ideias
Sugiro que vos esforceis para ver as três maiores ideologias com as quais tereis necessariamente de lidar, em termos dos três esforços que estão emanando dos três maiores centros planetários neste momento: Shambala (1º Raio: Vontade-Poder), a Hierarquia (2º Raio: Amor-Sabedoria) e a Humanidade (3º Raio: Inteligência-Ativa). Assim, ganhareis um ponto de vista mais sintético e uma compreensão mais profunda do quadro mundial que emerge lentamente.
Não será possível que as ideologias que estivemos considerando sejam a resposta – uma reação distorcida e, ao mesmo tempo, sensível, definida e resoluta – às energias atuando sobre a humanidade, emanadas dos dois centros superiores?
Gostaria de sugerir que a ideologia corporificada na visão dos estados totalitários é uma resposta, errônea mas clara, à influência da Vontade de Shambala; que a ideologia por trás do ideal democrático constitui uma resposta semelhante à universalidade que o amor da Hierarquia ajuda a expressar; e que o comunismo é de origem humana, encarnando aquela ideologia que a humanidade formulou como sua própria criação. Assim, os três aspectos da natureza interior estão começando a se manifestar como as três maiores ideias, e o que vemos agora no planeta são as reações humanas distorcidas aos impulsos superiores (supraconsciente), emanando de três centros diferentes, mas todos igualmente autênticos em sua essência primordial. Ponderai sobre isso.
As expressões dos 3 Raios Maiores
nos três sistemas de governo:
Primeiro Raio – Energia da Vontade-Porder:
Sistemas Absolutistas e Totalitários.
Ditaduras e tiranias quando não evoluídas.
Segundo Raio – Energia do Amor-Sabedoria:
Sistemas Democráticos com seu caráter Universalista.
Demagogas e corruptas quando não evoluídas.
Terceiro Raio – Energia da Inteligência-Ativa:
Sistemas Comunistas de criação humana.
Separatistas e impositivas quando não evoluídas.
Obs: os três sistemas podem apresentar corrupções.
Textos adaptados do livro O Destino das Nações, de Alice A. Bailey.