
Krishna - Nicolas Roerich
"Síntese significa ter a visão do todo e mantê-la
a cada momento sob o nosso olhar"
Roberto Assagioli
Introdução
A Psicossíntese foi desenvolvida pelo psiquiatra italiano Roberto Assagioli (1888-1974) por volta de 1910, um pioneiro do movimento psicanalítico na Itália e um contemporâneo de Freud e Jung.
A psicossíntese reconhece um aspecto nosso que é difícil de nomear. Foi chamada a parte de nós "mais alta" ou "mais profunda". Em todo caso, essa parte é para nós a fonte de inspiração, de orientação, de conforto, de força, de paz e transcendência da visão comum.
Ele observou que a repressão dos impulsos mais altos, supraconscientes (conhecida mais tarde como "a repressão do sublime") poderia ser tão danosa para a psique quanto a repressão do material inconsciente inferior. A psicanálise tradicional reconhece um inconsciente primitivo, ou "inferior" - a fonte de nossos impulsos atávicos e biológicos. Mas há psicossíntese reconhece este inconsciente "superior", um supraconsciente - um reino no qual se originam nossos impulsos mais evoluídos, tais como: o amor, o perdão e a vontade altruísticos, a ação humanitária e a busca do bem público, a inspiração artística, científica e política, a introspecção filosófica e espiritual, a visão fraterna e a procura do propósito e do significado da vida.
A meta da psicossíntese é a integração e a visão do todo sintetizando nossos vários aspectos em níveis sempre mais altos de organização.
Mais informações:
play