
Egypt, Nicolas Roerich
- Não tenha medo. O medo torna real aquilo que você teme. Seja alegre e animado. Esforce-se em embelezar a vida cotidiana, aceitando com satisfação tudo o que acontece ao redor. Mesmo diante de fatos que dificilmente você poderia aceitar, procure harmonizar-se conscientemente.
- Deus o observa por inteiro. Observa o eu divino que se aloja em seu íntimo. Quando você descobrir seu “Eu Verdadeiro” encontrar-se-á com a Lei universal que é o próprio Deus.
- Você está aqui para gozar seu bom carma e aprender as lições fornecidas por tudo aquilo que introduziu no domínio de seu espírito. O reino de Deus é tudo que existe no âmbito de sua consciência.
- A Terra está repleta de desvios e ilusões. No entanto, temos liberdade para aprender e evoluir de acordo com nossa disposição espiritual. Você é o mandatário de seu reino mental. Ninguém conseguirá entrar nesse reino sem sua autorização.
- Não se envolva com o “mal” e com as lutas. Procure meditar sobre a lei de causa e efeito que age em seu íntimo e ao seu redor. Afaste o “mal” com a harmonia de sua mente.
- À medida que evolui, nossa alma passa a iluminar a si mesma e transforma-se em Sabedoria que orienta os outros. Conscientize-se sempre da luz que se aloja em seu interior, e não se esqueça de que você tem o privilégio de concretizar essa luz.
- É preciso procurar pelo reino de Deus que está dentro de nós. É preciso conscientizarmo-nos dos pensamentos, sentimentos e dos atos que nos predem às baixezas desta vida. Conhecendo estes obstáculos que impedem nossa evolução, devemos superá-los e nos esforçarmos para que irradiem as luzes do “Eu verdadeiro”.
- “Seja sereno. Eu estou com você” – quem assim sussurra é a parte divina de seu ser. Você é parte da existência real, que constitui uma manifestação da consciência universal e que é a própria perfeição.
- Quando sua disposição mental for efetiva surgirá o Deus que está em seu interior. Quando Deus surge você pode agir efetivamente para auxiliar os outros.
- Não se esqueça do seu “eu interior” que proclama “Eu sou o caminho, a luz!”, mesmo encontrando-se em meio a uma grande perturbação do mundo. “Eu interior” significa “Eu, Deus”. Viva seus dias para o espírito. Irradie pensamentos nobres para despertar o reino de Deus existente no interior das pessoas. E absorva as luzes abençoadas, enviadas pelo guia de luz que é o espírito evoluído.
- “Eu sou a luz, eu sou o caminho” – este “eu” a que a Bíblia se refere nada mais é do que você. É o seu verdadeiro eu, a centelha sagrada de seu interior.
- Deus não concede a ninguém aquilo que uma pessoa não consegue obter com esforços próprios. Nada se consegue sem pagar com o esforço devido.
- Para aprender uma lição e preparar-se para o estado de harmonia com as leis da vida é preciso viver uma determinada experiência. Vivemos essa experiência para que a Vida de Deus possa manifestar sua individualidade. Mas a verdadeira vida não é a da Terra. Ela não chegou, ainda.
- Cada minuto da vida é uma nova oportunidade. A vida se torna bela na medida em que tal oportunidade não for desperdiçada.
- Nascer na Terra é um privilégio que nos foi concedido. Não esperemos chegar a seres perfeitos em uma vida apenas. O que devemos é aprender a não repetir experiências e pensamentos inúteis em nosso cotidiano.
- Todas as pessoas devem carregar suas cruzes. Estas se tornam leves à medida que a alma for aprendendo mais, evoluindo, aprimorando a consciência e o grau de harmonia com o Ser infinito.
- O clamor e o grito de dor não bastam para nos salvar. Quanto maiores os protestos e as reclamações, mais áspero se torna o caminho que devemos prosseguir. Quando nossas almas serenarem e formos dominados pela sensação de paz, os obstáculos desaparecerão imediatamente.
- Se continuarmos a reclamar de nosso mundo e dos outros só regrediremos espiritualmente e as mesmas condições se sucederão, até aprendermos o significado de nossa experiência.
- É preciso saber que qualquer forma de experiência é indispensável para fortalecer nossas almas e aprofundar nosso despertar.
- Agradeça a todas as experiências, por lhe proporcionarem lições para a alma. Diga a si mesmo: “Por mais que sejam penosas, aprenderei as lições e farei minha alma crescer”. Diga também: “Sou parte do Universo. Sou um ser perfeito quando visto por Deus, que é a Vida universal. Agradeço a Deus por proporcionar oportunidades de aprendizagem a minha alma, que assim compreende o significado da vida. Abençôo tudo que vem a mim. Vivo cada dia de maneira completa. Eu sou o caminho. Sou a luz. Sou perfeito quanto a minha natureza interior. Nela se aloja o reino de Deus, que é a manifestação da grande Vida perfeita”.
- Se você compreender o significado de cada uma das lágrimas que derrama, elas se tornariam lindas pérolas de sabedoria.
- É a sua própria alma que atrai um ambiente adequado para as suas provações, de acordo com a natureza de seu carma e seu grau de despertar.
- Todos nós nascemos com o objetivo de completar o caminho para o despertar da alma. É nossa própria alma quem nos oferece diversas provações, buscando aumentar o grau de nosso despertar.
- Entre as dificuldades materiais e emocionais existem algumas que nos parecem por demais severas, mas todas são proporcionadas com um objetivo determinado.
- Frequentemente somos submetidos a provações terríveis para purificar o corpo astral, que apresenta tendência de obstruir a evolução da alma.
- Quando repete diversas vezes o mesmo erro, a pessoa acaba imprimindo em seu corpo astral um defeito ainda mais difícil de ser removido.
- Os obstáculos da vida material propiciam oportunidades para a aprendizagem da Verdade do universo espiritual. Tudo depende da maneira como se aceitam as provas e dificuldades.
- Tudo o que acontece nesta vida constitui, para você, uma conquista.
- À medida que a vida prossegue, quanto menos despertar houver, mais ela nos parecerá uma penosa caminhada dentro do lodo; mas, no momento em que despertamos para o significado das experiências vivida, todos os problemas a nós atribuídos transformam-se em alegria e satisfação.
- Não vim para estabelecer as leis. Vim para ensinar o significado delas.
- O orientador do mundo espiritual vem para transmitir a luz e não para julgar os homens. Isto porque a própria alma determina o seu destino, de acordo com o grau do despertar.
- Estou unido a todas as pessoas da Terra. Sou uno com a Vida do Universo. Não julgo ninguém. Cada pessoa é juíza de si mesma e professora de si mesma.
- O nosso anseio em compreender Deus é por vontade de Deus.
- Pecado é uma espécie de ausência de compreensão espiritual, e fere a nós e a nossos irmãos. Pela ausência de compreensão, ou do despertar, acumulamos apenas dívidas que um dia teremos de saldar. Toda nossa leitura deve ser adequada aos herdeiros do reino de Deus.
- Deus nos deu vida neste mundo a fim de que aprendamos as lições adequadas a cada um de nós. Somos os melhores mestres de nós mesmos.
- A sabedoria não está oculta dentro de nós. Ela está alojada em nós. Basta abrir as portas da alma para que se manifeste.
- Desperte sua alma. Tudo que acontece se revelará sob as mais abençoadas formas.
- Somente com o despertar da alma é que se compreende as coisas dadas pela Sabedoria divina.
- Para que nossos atos exteriores se igualem absolutamente com o “Eu verdadeiro”, é preciso que nossa alma irradie luz da Verdade. Essa luz deve vir do interior.
- O contato com a luz infinita do Universo nos conduz à perfeição. Isso se obtém, no entanto, com esforço, aprendizagem, vivência e gratidão, e não apenas através de leituras, orações e anseios.
- Na sua Imagem Verdadeira você já tem tudo que é real. Seu trabalho atual tem o objetivo de abri as portas para libertar-lhe a sabedoria interior. Por diversas encarnações temos agido de maneira a fazer com que essa sabedoria se feche mais ainda no nosso interior. Neste momento estamos tentando despertar nossa alma, a fim de que ela possa dominar a nós mesmos em plenitude.
- No fim das contas o homem terminará sempre compreendendo a razão pela qual nasceu, bem como as leis da vida.
- Os que têm ciclos de vida semelhantes repetem as encarnações como colegas de destino, e através do contato mútuo e das provas vão se aperfeiçoando até transcenderem tudo e conhecerem a Verdade.
- Tudo que pregamos harmoniza-se com o todo, não existindo qualquer regulamento a não ser o de viver com naturalidade.
- Não é correto pensar que para a evolução da alma basta reencarnar várias vezes e realizar cerimônias religiosas. O progresso espiritual se conquista com aprendizagem e esforço.
- Deus não é um indivíduo, Ele é todos os indivíduos.
- Deus se manifesta através de todas as formas de vida e acontecimentos, na superfície terrestre e no mundo espiritual.
- Forte é aquele que tem a coragem de lutar pelo bem, aquele que suporta todas as provações sem se rebelar, mantendo com humildade a paz no coração.
- Nossa alma retorna aos poucos à origem da grande Vida e daí surge, novamente, individualizada. É esta força que se transforma no grande poder criativo do Universo.
- Você nasce com individualidade própria, tal como o Universo determinou. Mas, aos poucos, vai se aproximando do centro da grande Vida a fim de assumir posição espiritual adequada, misturando-se aos deuses que denominamos “torres de luz” (espíritos nobres).
- O objetivo do homem, ao nascer no mudo material, é fazer o papel de “anjo que caiu do céu” usando uma vestimenta de matéria grosseira, a fim de se conscientizar do significado da unidade, para onde retornará um dia.
- Todos nós somos perfeitos em nossa Pureza Original. Estamos apenas repetindo esforços para que essa perfeição se manifeste no mundo concreto. Todos somos filhos de Deus, e recebemos oportunidades e provas iguais para manifestar nossa perfeição.
- Não existe alma que se perca eternamente no “inferno”. E, ao menos que o deva à insuficiência do próprio despertar, não existe alma que permaneça no “inferno” por um longo período.
- Você não está se preparando para ir ao mundo da eternidade. Você já vive nele. Não está se preparando para torna-se espírito. Já o é.
- A eternidade não é o futuro. Você vive a eternidade de agora e sempre.
- Você é espírito, tão certo como o próprio espírito o é. O que o difere do espírito do mundo imaterial é apenas a roupa chamada corpo físico, emocional e mental. Este corpo é o templo onde sua alma exerce o esforço de contínuo aperfeiçoamento para atingir um grau superior de consciência.
- Você veste o corpo físico mas é espírito, agora e sempre. Eu sou espírito do plano espiritual, você é espírito do plano material. Diferimos apenas quanto à frequência vibratória de ondas, manifestados que somos em camadas diferentes de consciência.
- Quanto partir da Terra, você deve deixar tudo que acumulou de natureza material. Mas pode levar tudo que aprendeu pela própria experiência.
- Ao terminar a vida terrestre, só lhe é permitido levar as conquistas espirituais. Tudo o mais será deixado na Terra, apodrecendo e se tornando, afinal, cinzas.
- A vida espiritual é a verdadeira vida. O foco na vida material é uma vida falsa. Até que abandone a ilusão da matéria, através da ocorrência chamada morte, você ainda não viveu a verdadeira vida. A “morte” não é pesadelo. É progresso.
- O nascimento tem muito mais mistérios do que a morte. Morrer é fácil, mas nascer é difícil e complexo.
- Dentro de você existe um pequeno Universo. Neste, você exprime tudo o que existe no grande Universo.
- Dentro de cada átomo existe também um mundo.
- Lembre-se! Você já existia antes de o mundo nascer! E existirá depois que ele desparecer!
- Não é somente o seu corpo físico que o representa. Ele é apenas um veículo que você utiliza para se exprimir. O corpo não é você.
- É preciso cuidar bem do corpo porque ele é o veículo da sua expressão.
- Você convive consigo próprio. A soma total deste ser resulta em você hoje e expressa aquilo que você deve ser. Você, hoje, é a soma de todas as suas vidas passadas.
- Estabeleça paz e silêncio interiores, a fim de que você e seu corpo possam executar um trabalho perfeito em harmonia com o Universo. Quando sua alma adquire serenidade atrai as luzes de espíritos evoluídos. E estas luzes o orientarão, tornando-o uma personalidade ativa, animada e realista.
- O veículo que lhe serve de instrumento de expressão deve ser mantido em bom estado. Isto para que se torne um condutor perfeito de sua nobre força, com capacidade para assegurar rapidamente todas as oportunidades.
- A soma total de inúmeras encarnações passadas é você hoje.
- A força do destino não se encontra exteriormente nas outras pessoas e acontecimentos. Nós atraímos todas as experiências através do pensamento inconsciente que constitui o nosso carma. Esse é o nosso destino.
- Neste mundo existe uma lei de atração, pela qual os semelhantes se agrupam, e uma lei de compensação, segundo a qual todo erro praticado deve ser reparado. É assim que atraímos situações resultantes dessas leis, denominadas carma ou destino. Esta é a razão pela qual deparamos com sofrimentos que temperam nossa alma.
- É possível prever acontecimentos com milênios de antecedência. Isto graças ao que está sendo elaborado hoje por nossos pensamentos e com base nas vibrações existentes hoje no mundo espiritual.
- O ódio, o medo, sentimento de oposição, de irritação, de hostilidade e o excesso de nervosismo, entre outros, são fatores que impedem a comunicação com o plano espiritual, e obstruem o caminho que possibilita o aperfeiçoamento da personalidade.
- Tente sempre descobrir o Bem que existe no fundo de si mesmo, de seus companheiros, de todas as coisas.
- Todas as experiências vividas são registradas na alma. É a própria alma quem propicia tais experiências, que são às vezes provações destinadas a melhorar o nível do despertar. Você nasceu na Terra não apenas para desenvolver o corpo físico, mas para que sua alma atinja o despertar perfeito. Mas os corpos são veículos abençoados, que tem a função de expressar o estado da alma.
- É muito importante aprender as causas e as leis da Vida. Mais importante, porém, é aplicá-las no dia-a-dia, porque é através da prática que você obtém certeza quanto àquilo que aprendeu.
- Jesus procurou ser um exemplo vivo dos próprios ensinamentos. Disse aos homens para se amarem, mas também ensinou que eles erram e caem muito. Por isso não se deve atacar aquele que errou, e sim oferecer-lhe novas oportunidades de escolher o bem.
- O único caminho que possibilita amar os irmãos é conhecer os objetivos da vida e saber para onde vamos ao deixar a Terra.
- Antes que a paz se estabeleça é preciso passarmos pelo processo de purificação.
- Você vive, no momento, um estágio de intensa purificação a fim de participar de um novo ciclo mundial.
- A grande crise pela qual o mundo passa hoje também faz parte do processo de purificação, preparativo para receber o “espírito branco” (espírito evoluído). Chegará o dia em que a religião universal desta nova consciência terrestre isenta de sectarismo abrangerá toda a humanidade.
- Na “Era do Desperta”, que está vivendo, cada pessoa viverá de acordo com sua cultura e seu desejo. No âmbito do progresso que cada alma alcança, as pessoas saberão o objetivo da vida e o local para onde irão quando deixarem a Terra.
- Muitos de vocês não ficarão presentes quando for estabelecida a paz na Terra. Mas poderão acompanhar e colaborar a partir do mundo espiritual.
- Neste momento estamos atravessando a crise de maior gravidade do mundo. Milhões de pessoas passarão por esta purificação. Cada um deve viver seus dias com máximo honestidade, procurando conhecer o Divino que se aloja em si. O seu Cristo interior o protegerá, de acordo com a intensidade da luz do despertar por você acesa.
- Nossa filosofia é útil para eliminar o medo do futuro. Nunca tentamos fugir das experiências, por mais fortes que sejam, pois, ao nos purificarmos espiritualmente e agradecermos, transformamo-nos em grandes condutores dos bens acumulados no reservatório existente no alto do mundo espiritual. É assim que protegemos a nós mesmos. Nada conseguirá nos destruir.