top of page

And we are opening the gates - Nicolas Roerich
Linhagens Hierárquicas
Assim como o plano físico os elementos químicos se enquadram em classes com características específicas, tudo o que existe manifestado segue padrões energéticos determinados. Esses padrões são irradiados por núcleos cósmicos profundos e expressam conjunturas de Raios, que são energias fundamentais no universo. No que concerne à evolução da consciência a partir do reino humano, esses padrões são denominados linhagens hierárquicas.
São conhecidas sete linhagens hierárquicas: a dos contemplativos; a dos curadores; a dos espelhos; a dos governantes; a dos guerreiros; a dos sábios e profetas; a dos sacerdotes. A partir do despertar da mônada - núcleo profundo do ser -, as qualidades da própria linhagem hierárquica vão permeando os vários níveis de consciência e pouco a pouco o ser vai exprimindo o seu arquétipo.
Cada uma dessas linhagens representa um dos caminhos de aplicação da lei universal por intermédio da humanidade, e é também um caminho de serviço e de realização de tarefas do Plano Evolutivo. Quando desenvolvidas, as qualidades de uma linhagem auxiliam o amadurecimento das qualidades de outras no indivíduos, pois as linhagens atuam em conjunto, como se uma contivesse as demais; são trilhas que partem de uma única origem. As ligações entre elas vão sendo percebidas à medida que o individuo sintoniza com algumas e se deixa permear por suas energias.
Quando completa, a formação espiritual de um ser humano sintetiza todas as linhagens. Ele deve conhecer e usar evolutivamente suas energias para chegar à perfeição. Assim, quando o silêncio o chama, emerge nele a vida contemplativa. Quando uma superação é necessária, torna-se guerreiro em prontidão. Quando impulsos cósmicos cortam os ares em direção a núcleos receptores, seu ser reluz com a pureza e limpidez de um Espelho. Quando a lei penetra os níveis de manifestação, inspirando os padrões a serem reconhecidos e pelos quais se deve viver, entrega-se a ela, para ressurgir como governante. Quando a essência deve tocar a consciência e a vida das partículas, nasce nele o sacerdote, que encaminha a matéria à luz. Quando a sabedoria bate-lhe à porta, ele se revela instrutor e delineia nos éteres o porvir. Quando o pulsar cósmico se acerca da forma e esta tem de ser preparada para acolher sua dinâmica, ei-lo então curador.
A meta última de todas as linhagens hierárquicas é unir o ser à sua essência, processo que o eleva pelos diversos níveis da existência, o desliga desses níveis e, em linguagem mística, o conduz ao encontro com o Infinito.
Texto com base no Glossário Esotérico de Trigueirinho, Editora Pensamento.
bottom of page