top of page

Cooperatismo

 


A ideologia capitalista chega em sua maturação de desenvolvimento. Agora ela abre espaço para uma nova ideologia econômica que é a transmutação superior do capitalismo: o Cooperatismo. Toda a razão de ser, pensar e sentir em termos econômicos e educacionais da economia serão novos e superiores. Desde o nascimento, os seres humanos serão formados na ideia de cooperar, e não mais competir. Em partilhar, e não mais em reter. Em servir, e não mais destruir. Bases de uma civilização avançada e intuitiva. As engrenagens do capitalismo serão as mesmas; os agentes lucrarão, o sistema se expandirá e continuará evoluindo. O que muda é apenas a intenção, a ideologia que gerencia o sistema. É a era nova e superior da economia.

Capitalismo: 

 

Aspecto individual como forma de pensar, sentir e agir da economia e dos agentes econômicos. Ideologia que criou as condições para o surgimento do Cooperatismo.

 

Cooperatismo: 

 

Aspecto integral como forma de pensar, sentir e agir da economia e dos agentes econômicos. Ideologia que atualiza o sistema capitalista.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Saulo Vale Bentes: Cooperativismo é um movimento que já existe há muito tempo. É essa a ideologia que você se refere?

 

Ricardo Durigan: Existe algo parecido desde meados de 1800, é verdade. Mas neste caso me refiro a algo que será incorporado definitivamente como a ideologia do sistema econômico e, principalmente, em termos educacionais da economia. O sistema econômico reflete diretamente a natureza psicológica dos indivíduos. Se o indivíduo evolui e se amplia, o mesmo acontece na economia. É importante lembrarmos que nós mesmos somos a própria natureza psicológica da economia. A economia é o nosso próprio estado de consciência em atividade.

 

Mas neste caso será Cooperatismo e não cooperativismo. Cooperativismo é um movimento onde os agentes se juntam em cooperativas e visam lucros e benefícios em comum. O Cooperatismo é diferente do cooperativismo, ela será a alma de todo o sistema e pedagogia econômica e refletirá este novo estado de consciência dos seres humanos.

 

Saulo Vale Bentes: Entendo. também penso na cooperação como valor último da economia ao invés da competição, mas acredito ser utópico isso. Numa cooperação o lucro não é objetivo último e sim o maior ganho possível de todos os "integrantes", é uma ideia diferente de excedente econômico.

 

Ricardo Durigan: É uma mudança profunda na forma de pensar, sentir e agir, porém aspirada agora. Esta atualização do Capitalismo para o Cooperatismo nos ensinará a pensarmos, sentirmos e agirmos sempre com motivos de cooperação, e a nova ideologia econômica contribuirá para isto. Por exemplo: para que fazer uma universidade? Para cooperar com uma área específica e evoluí-la. Para que montar uma empresa? Para cooperar com outras empresas sociais e verdes. Para que transformar a tecnologia? Para cooperar com a natureza, pessoas e planeta. Para que fazer um concurso público? Para cooperar de verdade com uma área da política. Para que fazermos as coisas? Para cooperar, ampliar e melhorarmos as coisas.

 

O senso de responsabilidade e a intenção de cooperar antes de qualquer pensamento de lucro ou reconhecimento pessoal são as bases da consciência do Cooperatismo

 

Esta nova pedagogia e psicologia econômica mudará completamente as relações humanas entre si e com os demais reinos da natureza, uma vez que o Cooperatismo inclui todos os demais Reino da Natureza como Mineral, Vegetal e Animal em seu sistema de pensamento e ações. Isto nos ensinará a não mais pensarmos somente em nós mesmos - seres humanos -, mas de forma ampla e integrada, respeitando os demais reinos da natureza.

 

O Capitalismo se baseou na separatividade e competição, o que foi importante para o desenvolvimento da individualidade humana. Mas para o ciclo atual que ora entramos será necessário algo mais amplo e real, e só com um sistema econômico baseado na unidade da cooperação poderemos avançar.

 

Isto consolidará no seio da economia mundial um dinamismo superior para as vidas das pessoas, empresas e nações em corretas relações humanas. Quando pensarmos em algo a ser feito não mais pensaremos no que ou quanto iremos ganhar, mas sim como e quanto iremos cooperar. Quem olhar de fora apenas poderá achar que é a mesma coisa, uma vez que lucros acontecerão, mas as intenções interna nos pensamentos e sentimentos das pessoas serão algo totalmente novo e inspirador. 

 

Saulo Vale Bentes: E se um dia a cooperação viesse a ser a base, haveria uma mudança profunda no mercado já que intercooperação é um valor implícito.

 

Ricardo Durigan: Sim, tudo na vida se atualiza naturalmente de tempo em tempo e depende de nós trazermos à manifestação esta nova fase do desenvolvimento econômico. O Cooperatismo é a ideia percebida como a nova etapa a ser vivida. Quanto mais pessoas a assimilarem e a sentirem juntos, e numa mesma mente a formentarem, ela se materializará sem dúvida como a nova ideologia, pedagogia e psicologia do sistema econômico.

 

Ricardo Durigan: Eu diria na verdade que ela já vem se precipitando rapidamente às mentes dos homens. 

 

Haverá duas formas dela se instalar como qualquer sistema que se atualiza. Uma pela nossa compreensão, participação e percepção cíclica do seu tempo. Ou de forma brusca e intensa com muitas purificações (crises econômicas), se não houver abertura e colaboração necessária da nossa parte. 

 

A atual crise econômica mundial é um reflexo objetivo e direto desta atualização econômica que vem chegando. É a forma que ela encontra para se materializar, uma vez que as crises profundas abrem e forçam as mentes dos homens e das estruturas resistentes a qualquer tipo de renovação para novas e amplas mudanças.

 

Definitivamente esta atualização já encontra canais em muitos seres humanos e grupos do mundo inteiro que estão trabalhando para a sua implementação. Estes nós os reconhecemos pois possuem o sagrado selo da Cooperação.

"A lição que a crise econômica mundial traz é uma só. Ensinar aos homens e as nações que o único caminho diante das corretas relações é a cooperação. Existe intercooperação em tudo que é natural, que está vivo e se movimenta. Se a economia quiser se sustentar e evoluir terá que aprender

esta lei básica da criação."

 

Ricardo Durigan

Cooperatismo 20 anos / 2004 - 2024

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branca Ícone Blogger
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify
bottom of page