top of page
01q.jpg

Sobre

Ricardo Durigan iniciou as bases do Cooperatismo em Londres e, desde 2004, vem aprofundando essa abordagem. 

De volta ao Brasil em 2006, passou quatro anos na Comunidade-Luz Figueira, ampliando ainda mais esses estudos e vivências.

 

Em Brasília desde 2011, vem colaborando para que as demais pessoas também aprendam sobre o Cooperatismo e, conforme a disposição de cada um, o vivencie.

 

Para isso, lembra que as faculdades de Observação, Perdão e Gratidão são os princípios básicos e necessários.

 

É assim que vamos aprendendo a nos relacionar conosco mesmos em níveis cada vez mais altos e inclusivos, o que nos leva invariavelmente, a uma vivência mais ampla, amorosa e harmoniosa com as demais relações, grupos e nações, passando a cooperar e a servi-las, inclusive.

A sintonia com o âmago de cada ser constitui o foco dessa abordagem, mas sem compactuar com a mentira, falsidade ou corrupção.

 

Já como Cientista Político pela Universidade de Brasília  (UnB), vem ampliando essa abordagem afim de demonstrar que a psicologia, a política e a economia constituem uma única ciência.
 

A síntese dessas três áreas, segundo o autor, se chama Cooperatismo, que, antes de ser uma nova pedagogia política, econômica e psicológica, é, antes de tudo, um novo estado de consciência. 

É assim que percebe que uma Política Maior vem emergindo lentamente, mas gradual e a passos firmes, dentro de cada um de nós.

As escolas de renovação política da atualidade é uma pequena parte dessa grande formação.

​Como forma de também vivenciar o Cooperatismo, é vegetariano desde 2005, autor do Primavera Reversa, casado e pai da Yasmin.

Atualmente é consultor legislativo no Senado Federal.

Cooperatismo 20 anos / 2004 - 2024

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branca Ícone Blogger
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Spotify
bottom of page