
Sobre
Ricardo Durigan iniciou as bases do Cooperatismo em Londres e, desde 2004, vem aprofundando essa abordagem.
De volta ao Brasil em 2006, passou quatro anos na Comunidade-Luz Figueira, ampliando ainda mais esses estudos e vivências.
Em Brasília desde 2011, vem colaborando para que as demais pessoas também aprendam sobre o Cooperatismo e, conforme a disposição de cada um, o vivencie.
Para isso, lembra que as faculdades de Observação, Perdão e Gratidão são os princípios básicos e necessários.
É assim que vamos aprendendo a nos relacionar conosco mesmos em níveis cada vez mais altos e inclusivos, o que nos leva invariavelmente, a uma vivência mais ampla, amorosa e harmoniosa com as demais relações, grupos e nações, passando a cooperar e a servi-las, inclusive.
A sintonia com o âmago de cada ser constitui o foco dessa abordagem, mas sem compactuar com a mentira, falsidade ou corrupção.
Já como Cientista Político pela Universidade de Brasília (UnB), vem ampliando essa abordagem afim de demonstrar que a psicologia, a política e a economia constituem uma única ciência.
A síntese dessas três áreas, segundo o autor, se chama Cooperatismo, que, antes de ser uma nova pedagogia política, econômica e psicológica, é, antes de tudo, um novo estado de consciência.
É assim que percebe que uma Política Maior vem emergindo lentamente, mas gradual e a passos firmes, dentro de cada um de nós.
As escolas de renovação política da atualidade é uma pequena parte dessa grande formação.
Como forma de também vivenciar o Cooperatismo, é vegetariano desde 2005, autor do Primavera Reversa, casado e pai da Yasmin.
Atualmente é consultor legislativo no Senado Federal.